segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RTÁREAS01

RTÁREAS01

PDF aqui

A proposta do presente resumo teórico sobre áreas de figuras planas é introduzir o método de cálculo de áreas como uma alternativa ao método de semelhança de triângulos para a resolução de problemas de geometria plana.

Em textos introdutórios tradicionais de geometria plana, o cálculo de áreas é estudado geralmente por último e de uma forma muito fechada em si mesma. Isto é, o assunto áreas não é usualmente apresentado como uma ferramenta capaz de resolver um problema que não o mencione em seu enunciado. E as dificuldades não param ai. Diversos assuntos, elencados ao longo de um típico desenvolvimento tradicional, são fracionados artificialmente, por terem que esperar a introdução de semelhança de triângulos para a sua lógica conclusão. Tal abordagem pode ser facilmente constatada em diversas publicações consagradas em nossa língua e além.

Acreditamos que cálculo de áreas de figuras planas tenha um caráter intrínseco ao Plano, algo que deve ser enfatizado até as suas últimas consequências. Com efeito, a definição geral de semelhança independe do número de dimensões do espaço subjacente considerado.

Planejamos eventualmente escrever um livro elementar de geometria tendo como base o cálculo de áreas... 

Leia mais no arquivo PDF linkado acima.

RTÁREAS01

Nenhum comentário:

Postar um comentário